Cenário de atuação para MFCs no Programa Mais Médicos

Fazemos aqui o registro de postagem do Instagram da ACEMFC (@acemfc) feita no dia 03 de fevereiro e novo contexto relativo ao cenário do Curso de Especialização em Medicina de Família e Comunidade promovido a nível nacional pela UNASUS.

Na postagem chamávamos atenção especialmente ao contexto de desvalorização financeira para a atuação pelos programas de provimento no cenário da APS. Título da postagem: “Menos R$30,00?”.

#SUSémaisque30reais 

Não há dúvidas sobre o valor do SUS. Nem do significado que têm os Programas Mais Médicos (PMMs – tanto Pelo como Para o Brasil) para o Cuidado das pessoas. Também não há ação que seja perfeita. Construir um Projeto Social é ter certeza que percalços sempre existirão. No Brasil eles são desafiadores.

A Medicina é uma Ciência de incertezas e nunca será perfeita. Como esperar esta perfeição de Médicos? Tal como toda profissão, temos aqueles que reconhecidamente mancham a profissão, alguns infelizmente em posição de liderança.

Então o que fazer? Qual deve ser a relação do SUS com os Médicos? Tratar a todos igualmente, nivelando para baixo? Agir de tal forma exigindo mais e mais do trabalho até que os bons desistam e/ou adoeçam? Deixar que sobrem apenas aqueles que envergonham a Medicina sem qualquer compromisso pelas pessoas?

Precisamos reduzir o salário de médicos bolsistas dos PMMs? Por quê?

Com a correção de valores do INSS (Fev/24), a bolsa (salário)  teve uma REDUÇÃO de R$30,00, atrelado a mais de 4 anos sem reajuste.

A defesa do SUS, para muitos (médicos inclusive), significa defender QUE TODAS AS PESSOAS TENHAM O DIREITO A ACESSAR UMA SAÚDE DE QUALIDADE.

Chamamos ao diálogo aqui. Como Médicos podem fortalecer o SUS?

  • ❔Recebendo “bolsa” sem jamais serem reconhecidos como trabalhadores do SUS?
  • ❓Trabalhando em ambientes vulneráveis com AUMENTO de carga horária e REDUÇÃO do salário?
  • ❔Vivendo sobrecarregados (Burnout) diante da complexidade cada dia maior da vida em nossa Sociedade e sendo cada vez mais exigidos?

Ou:

  • 🌻Correção do valor da Bolsa (todos os anos);
  • ☀️Valorização por exp. na APS: Especialização, Residência, Mestrado, etc.;
  • 🌻ESCUTA para os desafios e angústias nos cenários da APS: ”Canal Fortalece APS”;
  • ☀️Carga horária de 32h, seguindo a idéia mundial de redução das jornadas de trabalho;
  • 🌻Ampliação dos benefícios municipais a todos os participantes do programa;
  • ☀️População por equipe bem definida e respeitada;
  • 🌻Carreira! Com enfoque à Saúde da Família e à MFC.

☀️Esperançar! Compartilhe esta mensagem! Fortaleça o SUS!

Acesse a postagem na íntegra aqui.

Agora segue abaixo ofício 2024PF-004 encaminhado à SBMFC para apoio face ao cenário exposto desde fevereiro e que tem se agravado face a contexto específico da atuação de médicos bolsistas do Programa Mais Médicos (e especialistas em MFC) como Tutores do Curso de Especialização em MFC.

O ofício faz referência outros documentos que seguem neste link.