ACEMFC participa do projeto Bosques da Cultura, que promove plantio de árvores em Maracanaú

O domingo dia 10 de março amanheceu mais verde em Maracanaú. Além das chuvas, outra novidade gerou esse cenário na cidade conhecida como cidade-dormitório de Fortaleza. 

Trata-se do projeto “Bosques da Cultura” que visa plantar árvores frutíferas e nativas em praças de Maracanaú. Provocada pelo Comitê de Cultura de Maracanaú, a iniciativa reúne artistas, professora(e)s e comunidade em geral são uma ação colaborativa e envolve escolas, agricultore(a)s familiares, comércio local e agentes culturais da cidade. A ACEMFC – Associação Cearense de Família e Comunidade esteve presente com e seu presidente Bob Maranhão levou sua família para plantar com a(o)s maracanauenses.

A primeira praça que recebeu o plantio foi a Praça da Juventude, no bairro Acaracuzinho. Ao todo foram 21 árvores de diversas espécies, dentre elas cajá, caju, araticum do brejo, oiticica, bacupari e ingá. 

Com essa ação, movida por princípios agroecológicos, o Comitê de Cultura de Maracanaú busca estimular o plantio de alimento em espaços públicos criando bosques e hortas comunitárias em praças da cidade, além de colaborar no combate ao aquecimento global e criar ambientes agradáveis para atividades de lazer comunitário.

O projeto segue para outras praças de Maracanaú: dia 16/03 no Campo do Olaria (bairro Alto Alegre II); e dia 17 no Campo do Novo (bairro Novo Maracanaú). Cada praça receberá cerca de 20 árvores e, dentre elas, algumas leguminosas, como macaxeira, milho, tomate. Em um horizonte de 5 a 8 anos, a cidade ampliará suas áreas de sombra e produção de frutas e legumes, destinadas a atividades culturais, recreativas e de encontros comunitários.

Francisco é morador do bairro Acaracuzinho e participou da iniciativa

Em cada praça, moradora(e)s do entorno são sensibilizados a adotarem as árvores e acompanharem o crescimento. Integra a iniciativa ainda uma programação artística em cada local de plantio, além de um seminário sobre direito à cidade, agricultura familiar e educação ambiental.

Inspirado pela ideia de “Cura Cultura”, a ACEMFC apoia iniciativa como essa, através da qual plantar e produzir alimentos em espaços comunitários gera bem-estar social e integra práticas de autocuidado e cuidados coletivos. O combate ao aquecimento global e a promoção da saúde alimentar a partir de elementos da cultura local também são aspectos caros para a ACEMFC, que dialogam com os pilares elementares da Medicina de Família e Comunidade e sua relação com o território.

O projeto “Bosques da Cultura” é uma iniciativa do Comitê de Cultura de Maracanaú e do Coletivo Tembiú, em parceria com a Frente Revolucionária Maracanauense, a Maloka Ancestralidades, a Associação dos Moradores do Novo Maracanaú, o Instituto Asas e Raízes, o SUPREMA (Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação no Município de Maracanaú), a CONFETRAF (Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil) e o Cine Broca.

Saiba mais:

instagram.com/comitedeculturademaracanau
youtube.com/tembiu/Maracanaú