ACEMFC apresenta as bolsas artesanais e ecológicas como forma de promover a saúde planetária e a Rede Cura Cultura

Durante o 17° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (17CBMFC), realizado em Fortaleza no fim de setembro de 2023, foi possível ver centenas de pessoas desfilando pelo Centro de Eventos com belíssimas bolsas coloridas de tecido de rede. Quem não lembra?

Trata-se das bolsas ecológicas e artesanais produzidas pelo GIA (Grupo de Interesse Ambiental), uma ONG que trabalha no desenvolvimento social, ambiental e cultural no Estado do Ceará. O GIA é parceiro da ACEMFC na construção da Rede Cultura Cura, composta por entidades, movimentos e indivíduos que vêm colaborando para um mundo mais solidário, sensível e responsável.

As bolsas ecológicas são parte da atuação do projeto “Energia Empreendedora”, do GIA, que há mais de 10 anos busca fortalecer um mercado verde em Fortaleza, contribuindo para reduzir o consumo e estimular a reutilização de material sustentável, tendo em vista o lixo-zero.

Desde 2012, o projeto envolve mulheres em situação de vulnerabilidade, mães-solo e com idade acima de 30 anos, que produzem e comercializam as bolsas ecológicas e artesanais. Atualmente, o grupo é formado por 6 mulheres e um homem, que colabora no corte dos tecidos.

Para Cláudia Bezerra, geógrafa, ativista e presidenta do GIA, “as bolsas ecológicas (também chamadas ‘ecobag’) surgem da ideia da responsabilidade que assumimos quanto a uma nova cultura ambiental, que está intimamente ligada à redução do consumo e ao reuso de materiais que já temos adquiridos”. O GIA recebe doações de materiais como tecido de rede, meia, sobra de malha e material cirúrgico recebido de hospital para revestir a parte interna da bolsa. Para a geógrafa, “produzir essas bolsas é uma prática da educação ambiental, além de exercício de inclusão social, promoção da cultura e desenvolvimento econômico”. Além dessas bolsas, o projeto ainda produz estojo escolar, necessaire, sacola para coletas de resídios, jogo americano, dentre outros produtos a partir da reutilização de resíduos sólidos que seriam descartados, sempre através de uma produção artesanal das mulheres do GIA.

Em vez de usar as sacolas de plástico, você pode adquirir essas bolsas e fazer a diferença! Basta fazer o contato com a ACEMFC por este link. As bolsas fazem parte da campanha de arrecadação de doações para a ACEMFC. Com sua doação de r$ 25,00, você ajuda a fortalecer a Rede Cura Cultura e recebe a bolsa como recompensa.

Veja aqui como ter acesso às bolsas e participe desse processo de corresponsabilidade com a saúde planetária.